top of page

80 anos de história

Quem não gostaria de andar descalço, viver no campo com bastante comida e festa? É assim que vivem os Hobbits, os pequenos seres da história mais famosa de J. R. R. Tolkien que está completando 80 anos.


Tolkien começou a escrever O Hobbit por volta de 1930, e o lia para seus filhos à noite, mas este papel onde rascunhou a primeira frase não sobreviveu. Acabou sobrevivendo um manuscrito de seis páginas onde contava uma parte da festa inesperada. Tolkien ficou um bom tempo sem escrever, e quando retomou, começou do ponto que havia abandonado, fazendo com que seus escritos fossem se tornando uma história completa. De certa forma, é a história que conhecemos hoje, embora haja algumas diferenças na nomenclatura dos personagens. Após várias pausas, Tolkien termina o livro entre os anos 1932.


Autor de uma das histórias mais famosas. Foto: Reprodução

Esse não é exatamente o livro que conhecemos, mas é a história que chegou às mãos de um editor em Londres, e a transformou em um sucesso literário, sendo lançada em 1937.


A história trás Bilbo Bolseiro como personagem principal, morador do Condado, que é chamado pelo mago Gandalf a entrar em uma aventura com 13 anões em busca da Montanha Solitária e o tesouro do dragão Smaug. Bilbo e os companheiros vão, através do deserto, para esta grande jornada. Ao final da jornada, Bilbo se tornar mais sábio e mais confiante, depois de ter salvo o dia em muitas situações horríveis.


Não é na toa que Bilbo se tornou o personagem favorito, que acabam se identificando com a sua história. É o que relata Lucas Pereira, 25, auxiliar de produção, que se encantou por Tolkien quando ainda era criança. “Comecei na minha infância lendo os livros, e o que mais me encanta é o universo criado por Tolkien, sua mitologia é maravilhosa, e a sua história é muito intrigante e épica”, diz Lucas que possui a coleção das adaptações cinematográficas.


Sua paixão pela história também trás uma relação com Bilbo. “De certa forma a minha vida é como a de Bilbo. Ele é um ser simple e humilde, que sai em uma aventura extraordinária por uma busca que não tinha nada a ver com ele, e no fundo seu maior desejo é ir para casa”, encerra Pereira.


Livro O Hobbit completa 80 anos. Foto: Reprodução

E uma boa história acaba durando por seus 80 anos. E para esta comemoração a Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) inicia uma exposição nesta quarta-feira (01), na Biblioteca Florestan Fernandes. A exposição mostra as obras de Tolkien, em especial a aventura de Bilbo e seus treze anões amigos, além de teses, dissertações e outros estudos sobre o tema.


A exposição contará com obras emprestadas por leitores, acervos das bibliotecas da Universidade de São Paulo e da editora WMF Martins Fontes, e é coordenada pela Professora Doutora Maria Zilda da Cunha, do Grupo de Pesquisa de Produções Culturais e Literárias para Crianças e Jovens (CNPq).


A exposição leva o tema “De Volta Outra Vez: 80 anos de O Hobbit”. Vai do dia 01 a 30 de novembro das 8h30 às 21h45 de segunda a sexta e, das 9h às 13h aos sábados. A Biblioteca Florestan Fernandes fica na Av. Professor Lineu Prestes, travessa 12, nº 350, São Paulo–SP.


E como bom fã desta maravilhosa história, você não pode perder está exposição. Uma dica: já separa o seu melhor dia e corre pra lá.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page