top of page

Qual a profissão certa?

Psicóloga explica como conquistar uma área que se sinta satisfeito.

Já parou para se perguntar se você está na profissão certa? Ou se é este o caminho que você sempre desejou? Para muitos pode até parecer fácil o sonho da graduação. Decidem logo jovens e vão até o fim com o mesmo desejo. Mas, para outros é um pouco diferente, podendo começar um curso ou graduação e desistir porque não era aquilo que queria. Como então saber a melhor forma para se encontrar profissionalmente?


A psicóloga e Analista de RH Vanessa de Oliveira, 28, relata que o primeiro passo e fundamental, é se conhecer, quando você decide se conhecer e aprimorar o seu conhecimento, colocando na balança suas prioridades ou tarefas que gosta de executar, você acaba entendendo melhor as suas vontades e escolhas, assim, a sua profissão irá surgir naturalmente, afinal, não tem como saber como será a sua vida na determinada área escolhida.


“O primeiro ponto é você se conhecer, você conhecer as suas características, a sua personalidade, aquilo que você gosta e aquilo que você não gosta. Aquilo que você se vê fazendo e aquilo que você não se vê fazendo. Aí você tem essa visão juntamente com o outro lado da balança que é você conhecer a profissão,” explica a psicóloga, que indica você não só se conhecer, mas também pesquisar bastante a área que acredita se encaixar no seu perfil. “É importante você pesquisar, conversar com profissionais, entender o que se faz, o que não se faz. Falar com mais de um profissional, porque muitas vezes determinada empresa ou determinado seguimento trabalha de um jeito. Então se você falar com um único profissional, para entender a profissão, você não vai ter parâmetro,” finaliza Oliveira que indica a internet, livros e conversas com outras pessoas para ajudar na escolha.


Foi assim que aconteceu com a Ana Cologni, 21, editora de vídeo. Ela iniciou a faculdade logo cedo, assim que terminou o Ensino Médio, e permaneceu até o fim. Para fazer a escolha do curso ela pesquisou várias áreas que acreditava que se encaixava ao seu perfil, e dentre tantas áreas, escolheu o curso de Rádio, TV e Internet. “Eu sai do Ensino Médio direto para a faculdade, com 17 anos. É um momento complicado que ficamos meio perdido. Eu tinha pensado em algumas opções de cursos que me interessaria. Pensei em fazer história, psicologia e até gastronomia,” disse Cologni com bom humor. “Quando vi a grade do curso de RTV, me encantei, apesar de não saber muito bem em que área eu atuaria futuramente,” relatou a editora.



Cologni sempre aproveitou cada momento e oportunidade que teve na faculdade. Todas as escolhas feitas nos quatros anos, trouxeram aprendizado, experiência e levaram aonde ela está hoje. “Eu sou editora de vídeo, e hoje trabalho no estúdio da Unifaccamp, onde atuo como técnica de vídeo,” relata a jovem que nunca pensou em desistir do curso, mesmo nos momentos difíceis.

“As experiências que a gente vive, as pessoas com que a gente convive, tudo isso vai nos influenciando enquanto pessoa. Então, a gente vai mudando. Pode ser que no começo quando definir fazer uma profissão ‘x’, eu pensava de um jeito, me comportava de um jeito. Mas, a partir do momento que eu mudo isso, pode ser também que mude como eu encaro essa profissão, e eu paro de me identificar com ela”, explica a psicóloga, que acredita ser comum a mudança de área ao logo do caminho, exatamente porque estamos constantemente em conhecimento, e cada conhecimento, pode interferir em nossas escolhas.


E foi exatamente as mudanças na rotina da Mônica Carvalho, 28, oficial de cozinha, que a fizeram trocar de área. Quando decidiu ir para a faculdade, logo se identificou com o curso de Publicidade e Propaganda. Cursou dois anos, e resolveu trancar por acabar não se encontrando no curso. Ao longo dos anos ela foi se conhecendo e conhecendo diversas áreas, primeiramente até pensou em letras por amar as escritas, mas nada lhe trazia satisfação profissional, foi aí que ela resolveu mudar totalmente de área, e foi para a cozinha industrial, trabalhar na área de alimentos. “Estava a um tempo insatisfeita com minha antiga profissão e sem noção do que poderia fazer para trazer realização e satisfação profissional. Até que depois de tanto pesquisar, me identifiquei com a gastronomia,” explica Carvalho, que hoje cursa nutrição e é apaixonada pela área. “Agora estou satisfeita com as tarefas que executo, porém, ainda busco crescimento dentro desse ramo de atividades,” finaliza Carvalho.



São vários os caminhos e rumos que a vida toma, algumas pessoas demoram escolher qual o curso fazer, a profissão a seguir. Outras até decidem rápido, mas, os contratempos acabam fazendo com que a conclusão do curso demore mais que o esperado. Neste caso, é comum bater o desanimo, e pensar em não voltar mais a se formar. Mas a psicóloga Vanessa de Oliveira explica que mesmo com os impasses da vida, se você tem certeza da escolha que fez, vale lutar até o fim. “Se a pessoa logo de inicio já escolheu, ela já começou a fazer, isso já é importante, ela já deu o primeiro passo. Se ela já começou a cursar, ela vai ter um conhecimento. Nenhum conhecimento adquirido é em vão. A gente sempre leva a bagagem para a nossa vida. Então independentemente se ele não vai usar naquele momento, em algum momento ele vai utilizar. Pra não desanimar, o que eu digo é pensa que todo conhecimento é válido, não desanime de querer fazer algo, porque nunca será tempo perdido,” aconselha Oliveira.


Nunca desistir e acreditar que as coisas acontecem exatamente no tempo que deve, foi o que fez Jéssica Moreira, 28, a não desistir de se formar. Ela também escolheu a área logo cedo, quando foi trabalhar em uma multinacional. Os trabalhos que lá exercia a fizeram escolher a área administrativa.


“Comecei a trabalhar com 15 anos em uma multinacional, onde tive o contato com todos os departamentos da empresa, e foi depois desse contato que resolvi escolher a administração, por ser uma área ampla,” explica Moreira, que acabou encontrando ao longo dos estudos alguns problemas, fazendo com que trancasse a faculdade. Mas, algum tempo depois, ela resolveu as questões que a impediam de continuar, e foi exatamente quando conseguiu um estágio na área que a fez retomar os estudos.



Hoje, ela é formada em administração e sempre levou tudo como aprendizado. “Creio que se tivesse me formado antes, não teria dado tanto valor, quanto me formar um tempo depois. Tudo é aprendizado, conheci pessoas maravilhosas, e me esforcei muito para conquistar o diploma,” finaliza a administradora toda feliz pela conquista.


Cada um possui o seu tempo, e em cada tempo pode ser descoberto algo novo, então o importante para achar a profissão que será a sua conquista, é ter calma, não desistir e se empenhar cada dia em você mesmo, afinal, você escolherá o trabalho da sua vida, e isso precisa ser uma ótima escolha, por isso, se encontre com você, busque informações da área e faça a sua melhor escolha.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page