top of page

A voz que vem do coração

Som, letra, cavaco e voz são alguns dos elementos que compõe um dos estilo musicais presente no Brasil.

Quem não gosta de ouvir uma boa música? A música virou uma manifestação artística, presente na vida de todos. Surgiu há 50.000 anos, com as primeiras manifestações feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o crescimento da raça humana pelo planeta.


O cavaco é um dos instrumentos mais usado no pagode. Foto: Eliana Ferreira

Tudo o que está a nossa volta, acaba virando música, ao batucarmos, cantarmos, ou simplesmente ligar o som. Um dos gêneros mais ouvido no Brasil é o Pagode, originado do samba, surgiu no Rio de Janeiro no final dos anos 70.


Anteriormente, o pagode era considerado uma festa de escravos, mas por volta do século XIX, passou a designar encontros para se compartilhar amizades, música, comida e bebida, surgindo assim às famosas rodas de samba.


O que começou no Rio de Janeiro atingiu todo o Brasil, e claro, que o interior paulista também possui os seus pagodeiros de plantão. Mas, já para viver de música não é tão simples assim, é o que conta a cantora Sarinha Bortolatto que além da música é monitora em uma escola. “Aos 2 anos de idade, mesmo ainda não falando muito bem, eu já cantava com o incentivo do meu pai, que também é músico. Comecei a cantar com ele nas missas e assim foi dada a largada de Sarinha Bortolatto no mundo da música”, relata a cantora.


Mesmo tendo o samba e o pagode presente na sua vida desde criança, e sendo influenciada por cantores como Eder Miguel do grupo Doce Encontro, o Cantor Mr Dan e o Cantor Péricles, ainda assim, não é fácil a sua jornada na região de Jundiaí. “Hoje no país vivemos uma crise, e no mercado da música não é diferente, precisamos de mais apoio e mais gente que acredite que a música é importante. Empresários que possam investir, pois temos ótimos músicos na região que estão esquecidos por falta de apoio”, diz Bortolatto ao confessar que as casas que a contrata já não pagam tão bem.


A cantora Sarinha canta com o coração. Foto: Reprodução

Porém, mesmo com todas essas dificuldades, a cantora não desiste, afinal, a música encanta nossos ouvidos, atingindo o coração. “Quando eu canto, sinto uma emoção dentro de mim, todo o amor que há dentro do meu coração pelas canções que eu canto e, o que eu mais quero é transmitir toda essa emoção para o meu público”, finaliza a cantora.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page