top of page

O trabalho que deu certo

Já parou pra pensar o quanto é legal fazer cinema? O Carlos Zaik, não só pensou, como criou o projeto Câmera na Mão, um curso de cinema para adolescentes, que está em sua 4ª edição e acontece todas as quintas-feiras no auditória da Biblioteca Municipal de Jundiaí.

Alunos desenvolvem roteiros para a iniciação do projeto. Foto: Eliana Ferreira

O projeto é lançado pela associação Vida Ponto Com, e este ano tem a parceria do Proac (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo e o patrocínio da empresa Destro MacroAtacado.


A ideia surgiu quando Carlos Zaik, formado em Propaganda com curso de teatro e pós em cinema, foi fazer um trabalho numa clínica de recuperação para a mulher. “Eu notei que as mulheres se estressavam entre elas, coisas bobas, às vezes por um desentendimento de linguagem. Eu peguei, e como sou formado em teatro, achei que poderia fazer um curso, um trabalho com elas, e ajudar elas através do teatro.” Disse Zaik. O trabalho deu certo, conquistando a melhoria e o desenvolvimento de cada mulher da clínica. “Aí eu pensei, poxa que bacana, acho que eu poderia fazer um projeto desse e aplicar com adolescentes né, e aplicar do lado de fora da ONG, porque lá a gente fez só um modulo de áudio visual, e eu falei, mas e se eu fizesse a maior parte do áudio visual, seria muito mais bacana.” Completou.

Naquela época ele tinha o curso de teatro e graduação em Propaganda, e mesmo tendo trabalhado em agência de propaganda, TV e teatro, Carlos não poderia assinar o projeto. Por conta disso, ele foi fazer uma pós na área de cinema e um curso de gestão de projetos. “Dentro da gestão de projetos, o meu professor falou pra mim, poxa, esse pensamento que você tem poderia ter uma referência pra você colocar no seu trabalho de conclusão, que é a educomunicação. E ele foi uma das pessoas que trabalhou na USP junto com esse pessoal que criou esse projeto de educomunicação, e ele apresentou isso pra mim e eu pensei, poxa que bacana, realmente vinha ao encontro daquilo que a gente estava fazendo. Eu peguei, terminei de escrever o projeto e apliquei como experiência dentro de uma instituição que chama PAIM, e ofereci pra fazer o curso com as crianças de lá.” Relatou Zaik.

Com o sucesso do curso, outras instituições acabaram procurando o Carlos Zaik para que ele também desse aulas lá. Chegou a dar aula em quatro instituições ao mesmo tempo, e ficando sobrecarregado, decidiu juntá-los em uma equipe. O curso iniciou no dia 17 de agosto, para alunos de Jundiaí entre 14 e 17 anos. Tem duração de duas horas, com atividades práticas para estimular o desenvolvimento dos alunos.


Câmera na Mão trás desafios para os adolescentes. Foto: Eliana Ferreira

Bruna Ribeiro, 15, estudante ficou sabendo do projeto através de outro que já fazia em seu bairro, e se interessou por envolver a área que deseja cursar, Áudio Visual. E mesmo com algumas dificuldades encontradas no curso, ainda assim, ela acha bem bacana. “Eu fiquei bem feliz. Eu já tinha escutado falar, mas eu ainda não tinha vindo ver como era e nem nada do tipo. A dificuldade é a gente conseguir se juntar todo mundo, e todo mundo conseguir pensar em uma coisa só, porque como são muitas opiniões, a gente tem que decidir uma. Mas acho isso bacana também, além de ser um pouco difícil.” Relatou Ribeiro.


Já o Eros Ferreira, 14, estudante, ainda não sabe ao certo o que quer estudar, mas está gostando do curso e pretende abrir um canal no Youtube. “É uma experiência nova né. Tipo, isso é uma coisa que eu nunca pensei que eu ia fazer, então nunca passou pela minha cabeça. Mas eu pretendo fazer um canal no Youtube, alguma coisa assim.” Contou Ferreira.

Para Carlos Zaik que além de idealizador é o diretor do projeto, o seu objetivo foi alcançado. “Eu percebo que os alunos, depois de dois três meses que eles começam a participar do curso, eles melhoram as notas na escola, a participação, a questão de interpretação de texto, de linguagem. Então isso é uma coisa fantástica, eu fico muito feliz, isso me realiza.” Concluiu.

O curso dura 10 meses, e ao final dele terá um festival, aonde será premiado melhor diretor, ganhando um drone. Melhor roteirista com a premiação de um computador. E os dois melhores alunos estudarão na Academia Internacional de Cinema. As aulas estão sendo documentadas pelos estudantes de Publicidade e de Rádio e TV, e em breve estarão no Youtube.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page