top of page

A santa dos mais pobres

Com uma vida repleta de amor e doação, Madre Tereza de Calcutá deixou o seu legado para o mundo após sua morte.

No dia 04 de setembro de 2016 a Praça São Pedro, no Vaticano, teve a presença de Bispos, Arcebispo, padres, religiosas, além de mais de 100 mil fiéis de todo o mundo, para a cerimônia de canonização da Beata Tereza de Calcutá, proferida pelo Papa Francisco que referiu a missão de Madre Tereza como um testemunho verdadeiro de Deus para os mais pobres e ainda acrescentou ao dizer que sua vida é um exemplo de fé e santidade para todos.


Madre Tereza de Calcutá nasceu em 26 de agosto de 1910, na República de Albânia, tendo como nome de batismo Gonxhe Agnes Bojaxhiu. Somente depois da conscientização dos pais, em 1928 se mudou para Dublin, Irlanda, ingressando na Casa das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, passando a se chamar irmã Tereza, em homenagem a Santa Tereza de Lisieux. Mais tarde foi enviada para Darjeeling, na Índia para um colégio que as irmãs de Loreto possuíam. Depois de Darjeeling, se mudou para Calcutá e deu aulas de história e geografia no Colégio de Santa Maria.


Foto: Reprodução


Foi em Calcutá que Madre Tereza descobriu sua missão: iria trabalhar em favor dos pobres e oprimidos. Teve um trabalho árduo, mas em nenhum momento se enfraquecia.


Andava pelas ruas de Calcutá levando alimentos, e amor para os abandonados. “ As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável”, assim dizia a Madre que em 1952, decidiu ir as autoridades da cidade, e com muita fé e insistência conseguiu um prédio para abrigar os doentes esquecidos pela sociedade. Foi com esta luta que em 07 de outubro de 1950, a Congregação de Madre Tereza foi aprovada pela Santa Sé como Missionárias da Caridade – Casa da Esperança. E como esperança e fé nunca lhe faltaram, em 1979 Madre Tereza recebe o Premio Nobel da Paz. E em 1985 recebe a Medalha Presidencial da Liberdade do presidente Reagan na Casa Branca. “A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporcione apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.” Relatou Madre Tereza a uma de suas missionárias ao ensina-la sobre a caridade. Assim, em 05 de setembro de 1997, após ter sofrido uma parada cardíaca, Madre Tereza morre ao 87 anos.


Em 19 de outubro de 2003 Madre Tereza se torna a Beata Tereza de Calcutá pelo papa João Paulo II, que fora um grande amigo de Tereza. E em 04 de setembro de 2016, com uma grande celebração, o papa Francisco a santifica. Durante a celebração, o papa relembra a vida da Mãe dos Pobres, e faz um pedido ao fiéis, para que não percam o seu sorriso. “Levemos no seu coração o seu sorriso e o ofereçamos a quem encontremos no nosso caminho, especialmente aqueles que sofrem. Assim, abriremos horizontes de alegria e de esperança numa humanidade tão desesperançada e necessitada de compreensão e ternura”, concluiu o papa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page