top of page

O sonho do Centro Universitário

Em poucos anos, a Faculdade Campo Limpo Paulista ampliou seu espaço físico, o número de cursos e o de alunos. Foto: Reprodução.

A Faculdade Campo Limpo Paulista – FACCAMP - está passando por um grande processo de mudanças em seu plano de desenvolvimento. Há alguns anos, vem lutando para conseguir esta melhoria: se tornar um Centro Universitário.

Fundada em 1998, a instituição começou a vida acadêmica em janeiro de 1999, com os cursos de Bacharelado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior e Bacharelado em Ciência da Computação, possuindo 12 professores. Hoje, possui mais de 40 cursos entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. Foi esse crescimento que possibilitou a diretora e professora mestre Patrícia Gentil, a trabalhar pelo centro universitário.


Um dos requisitos para se transformar em um centro universitário é ter um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado. Hoje, a Faccamp possui um corpo docente formado por 63,9% de professores mestres e doutores. Segundo Patrícia, com a mudança, a instituição terá autonomia para fazer os seus próprios registros, dessa forma, os alunos poderão retirar seus diplomas na própria instituição. “É crescimento para a cidade e para vocês, porque ter um diploma de uma faculdade é bom, mas de um centro universitário pesa muito mais”, conta a diretora.

A diretora conta que a faculdade vem se reestruturando há algum tempo: “De quatro a cinco anos que estamos falando em recredenciamento”, diz Patrícia que não esconde o sorriso no rosto ao falar sobre o assunto. “Sermos centro universitário é um sonho”.

E este sonho pode estar perto de se realizar, a Faccamp espera uma nova visita para avaliação da faculdade pelo Ministério da Educação em que “virão três avaliadores do MEC para ver a instituição e avaliá-la, verificar a estrutura física, o corpo docente adequado, se o novo organograma atende a perspectiva e se os novos estudos atendem a necessidade de um centro universitário”, explica a diretora.

Patrícia Gentil afirma que possui adversidades, mas sempre com soluções. Por exemplo, a atual crise financeira que o país enfrenta. Porém, a instituição procura alcançar as metas dos alunos, por mais difícil que seja, ofertando cursos extras aos finais de semana que atendam tanto aos alunos quanto a comunidade. A faculdade também tem perspectiva de novos cursos para a área da saúde, como psicologia, ciências biológicas e fisioterapia. Mas, por enquanto, a grande realização será a conquista do cento universitário. “Se conseguirmos o centro universitário, alunos, professores, comunidade e a Faccamp ganharão muito com isso”, encerra Patrícia.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page