top of page

03 de maio, o direito a expressão de ideias

Assessora de imprensa diz que a liberdade está virando uma utopia.


No dia 03 de maio comemorou-se o dia mundial da liberdade de imprensa. O dia foi dado pela Unesco (Organizações das Nações Unidas) em 1993 a partir do artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos “toda pessoa tem o direito à liberdade de opinião e expressão, este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independente de fronteiras.” Um dia comemorativo para os profissionais que investigam e transmitem informações de forma livre, mas também conscientiza sobre as impunidades cometidas contra os jornalistas que são perseguidos ou assassinados. Segundo o site Portal São Francisco já são cerca de 274 jornalistas mortos em zonas de guerra entre os anos de 1990 e 2002.



A liberdade de imprensa é a expressão do jornalista por meios da mídia, é o direito de comunicar os fatos ocorridos. Ao perguntar para a estudante de jornalismo Nathalia Lacerda, 21 anos sobre a importância deste dia “no meu ponto de vista, a imprensa é essencial, ainda mais hoje em dia que recebemos as noticias de variadas formas e tudo muito rápido” disse. “Eu posso estar no twitter ou facebook e por lá mesmo ficar sabendo de alguma noticia que acabou de acontecer, mas é por meio da imprensa que receberei a informação completa e detalhada com suas devidas fontes.” completou.


Mas o que dizer sobre a liberdade? Somos totalmente livres para expressar nossas ideias?


O jornaleiro entrevistou a Assessora de imprensa da Prefeitura Municipal de Varzea Paulista. Juliana Curval Leandro Ernets, 31 anos disse que o dia 03 de maio é de grande importância “o jornalista pode se expressar sem sofrer uma repressão, tanto do governo, quanto da mídia”. A assessora diz também que a liberdade de imprensa está se perdendo e virando uma utopia. “Na minha opinião não existe um jornal, um meio de comunicação que seja totalmente livre. Talvez na internet você consiga se expressar sua opinião de uma maneira mais livre, mas os meios tradicionais como grandes jornais, TVs ou rádios sempre tem interesses que o jornalista acaba tendo que ceder. Então essa liberdade de imprensa é meio que uma utopia.” conclui.


O dia dado pela Unesco é de grande importância para os profissionais da área da informação, visto que hoje os meios de comunicação de massa crescem a cada dia, e estes profissionais se aventuram a cada matéria transmitida. Mas um dia tão importante não esta sendo tão reconhecido, muitos estudantes de comunicação não sabem que ele existe, a própria mídia o esconde, fazendo com que a data seja perdida com o decorrer dos anos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page